Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa



Maria Malta CamposI; Jodete FüllgrafII; Verena WiggersIII

RESUMO

O artigo analisa dados obtidos por meio de levantamento sobre resultados recentes de pesquisas empíricas acerca da qualidade da educação nas instituições de educação infantil brasileiras, divulgadas entre 1996 e 2003. A revisão cobriu estudos publicados nas principais revistas brasileiras de educação e apresentados na mais importante reunião científica da área, a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd -, no Grupo de Trabalho Educação da Criança de zero a seis anos. Os dados foram classificados segundo os principais aspectos relacionados à qualidade da educação infantil de acordo com a literatura: formação dos professores; propostas pedagógicas; condições de funcionamento; práticas educativas e relação com as famílias. O quadro geral que emerge do estudo aponta para uma situação dinâmica mas ainda contraditória, revelando que é grande a distância entre as metas legais e a situação vivida pela maioria de crianças e adultos no cotidiano das instituições de educação infantil.

EDUCAÇÃO INFANTIL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES - QUALIDADE DO ENSINO - PESQUISA EMPÍRICA


Confira o artigo na íntegra
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742006000100005&script=sci_arttext&tlng=es

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO!